Primeiro turno será em 6 de outubro em todo o país. — Foto: Justiça Eleitoral
O primeiro turno da eleição municipais está marcado para 6 de outubro deste ano, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas têm se intensificado nos últimos dias.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):
Amon Mandel (Cidadania)
O deputado federal Amon Mandel, do Cidadania, lançou a pré-candidatura a prefeito de Manaus ainda em fevereiro. Desde a sua passagem pela Câmara Municipal, em 2020, Mandel vem se tornando um dos críticos a atual gestão municipal.
Capitão Alberto Neto (PL)
O também deputado federal capitão Alberto Neto, do Partido Liberal, anunciou a pré-candidatura no dia 19 de março. Segundo ele, seu nome conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. Essa é a segunda vez que o político disputa a prefeitura da capital.
David Almeida (Partido indefinido)
Prefeito David Almeida é do Avante, mas ainda não confirmou o partido pelo qual disputará reeleição. — Foto: Divulgação
O atual prefeito da capital, David Almeida, é pré-candidato natural à reeleição. No entanto, ainda é indefinido o partido pelo qual Almeida tentará se manter no cargo. O político foi apoiado pelo governador Wilson Lima nas eleições de 2020, mas dessa vez não deverá contar com o apoio do Governo, que vai ter candidato próprio.
Maria do Carmo Seffair (Novo)
Maria do Carmo Seffair também tem se movimentado para lançar candidatura à prefeita de Manaus. Ela se filiou ao partido Novo, após não conseguir se eleger como suplente na chapa de Arthur Virgílio Neto (PSDB) ao senado, em 2022.
Roberto Cidade (União Brasil)
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, é o candidato do Governo do Estado à prefeitura da capital. Ele anunciou a pré-candidatura no dia 25 de março ao lado do governador Wilson Lima e do presidente nacional do partido, Antônio de Rueda.
Wilker Barreto (Mobiliza)
O deputado Wilker Barreto também tem se movimentado para tentar disputar a prefeitura de Manaus. No início de março, ele deixou o Cidadania, partido pelo qual foi reeleito deputado estadual, para ingressar nas fileiras do Mobiliza. Nas eleições de 2020, ele foi candidato a vice-prefeito na chapa de Amazonino Mendes, que morreu no ano passado.