Connect with us

Amazonas

Manaus vira epicentro do crime organizado na Amazônia, aponta relatório internacional

Published

on

Dragas destruídas no 2° dia da operação Boiúna contra o garimpo ilegal no sul do Amazonas — Foto: Divulgação/PF

A capital do Amazonas ocupa posição central nas rotas do narcotráfico e das economias ilícitas que se expandem pela floresta amazônica. É o que aponta o relatório “A Amazônia sob ataque – mapeando o crime na maior floresta tropical do mundo”, publicado pela organização jornalística Amazon Underworld no dia 21 de outubro.

Segundo o documento, Manaus se tornou um dos principais corredores por onde se escoa a cocaína produzida na América do Sul, com as drogas chegando no Amazonas pelo Rio Solimões e seguindo pelo Rio Amazonas rumo à distribuição nacional e internacional. A capital amazonense é considerada um elo logístico estratégico, conectando a produção amazônica a mercados da Europa, África e Ásia por meio de seus portos.

Ao g1, o Governo do Amazonas afirmou que as operações de combate ao crime organizado, tanto em Manaus quanto no interior, continuam fortalecidas, com monitoramento permanente, apoio tecnológico, capacitação de pessoal e ampliação das fronteiras de atuação. Leia a íntegra da nota no fim da reportagem.

O relatório destaca ainda que facções como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) disputam o controle das rotas fluviais, fronteiras e cadeias logísticas que movimentam toneladas de drogas e milhões de reais.

A ruptura do pacto de não agressão entre os dois grupos, em 2016, intensificou os confrontos e levou à fragmentação da Família do Norte (FDN), facção criada em Manaus.

Com a dissolução da FDN, parte dos seus membros se aliou ao CV, formando o CV-AM, enquanto outra parcela fundou o grupo “Os Crias”, com base em Tabatinga, na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Após a morte do líder Brendo dos Santos, em 2023, o CV-AM consolidou seu domínio na região.

O controle do crime na Amazônia brasileira passou por uma transformação significativa nos últimos 15 anos
— diz um trecho do estudo

Além do tráfico de drogas, o relatório aponta que o garimpo ilegal também impulsiona o avanço das facções no Amazonas

A expansão das redes criminosas acelera a destruição ambiental e ameaça o papel da Amazônia como filtro de carbono global. Na conclusão, o estudo mostra que a região vive uma “era de violência exacerbada”, impulsionada pelo ouro e pela cocaína, e alerta para o risco de corrupção das forças estatais.

Com rios navegáveis, portos movimentados e fronteiras vulneráveis, Manaus se consolida como epicentro da criminalidade na Amazônia, refletindo os desafios enfrentados pelo Brasil no combate ao crime organizado transnacional.

Leia a nota do Governo do Amazonas na íntegra

 

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que, em todo o Estado do Amazonas, estão sendo implementadas de forma contínua medidas estratégicas para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e demais ilícitos.

Neste ano, já foram apreendidas mais de 37 toneladas de entorpecentes em todo o Amazonas, resultado direto das operações integradas que demonstram a eficiência do trabalho conjunto no enfrentamento às organizações criminosas que tentam usar as vias fluviais para o transporte de drogas e outros ilícitos.

Atualmente, o Estado conta com três Bases Arpão, duas bases náuticas de apoio operacional, lanchas blindadas e lanchas de transporte de tropa, equipamentos que garantem maior presença, eficiência e segurança das forças policiais nas regiões estratégicas do Amazonas.

As ações contam com a atuação integrada da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-AM), composta por agentes da Polícia Federal, que vêm intensificando o patrulhamento e as fiscalizações nas principais rotas fluviais do Estado.

Desde 2019, o Programa Amazonas Mais Seguro já contou com investimentos superiores a R$ 1,16 bilhão, voltados à modernização das forças de segurança, reforço do efetivo, aquisição de equipamentos, viaturas, embarcações e tecnologia de inteligência. Além disso, mais de 2,8 mil novos servidores foram convocados para compor as forças de segurança, fortalecendo a atuação das instituições e ampliando a presença do Estado em todas as regiões do Amazonas.

Em 2024, o Amazonas atingiu recorde histórico de apreensões de drogas, com 43,2 toneladas de entorpecentes retiradas de circulação em todo o Estado. No mesmo período, as apreensões de armas de fogo também cresceram, chegando a 1.593 unidades, representando um aumento de cerca de 11% em relação a 2023.

A SSP-AM reforça que as operações de combate ao crime organizado, tanto em Manaus quanto no interior, continuam fortalecidas, com monitoramento permanente, apoio tecnológico, capacitação de pessoal e ampliação das fronteiras de atuação, reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com a proteção da vida e a segurança da população.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/10/28/manaus-vira-epicentro-do-crime-organizado-na-amazonia-aponta-relatorio-internacional.ghtml

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Operações Lei Seca prendem 47 motoristas por embriaguez ao volante em Manaus

Published

on

Operação Lei Seca em Manaus — Foto: Divulgação

 

Duas ações da Operação Lei Seca realizadas pelo Detran-AM, com apoio das polícias Militar e Civil, resultaram na prisão de 47 condutores por embriaguez ao volante em Manaus. As abordagens ocorreram entre a noite de quinta-feira (8) e a madrugada deste sábado (10), na zona norte da cidade.

Na madrugada de sábado (10), 38 motoristas foram presos durante fiscalização na zona norte. Eles foram levados para os 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIP) após serem flagrados com teor alcoólico igual ou superior a 0,34 mg/L — índice que configura crime de trânsito, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

Na ação anterior, realizada entre a noite de quinta-feira (8) e madrugada de sexta (9), na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, outros nove motoristas foram presos por embriaguez ao volante. Os exames apontaram taxas entre 0,46 mg/L e 0,85 mg/L. A operação também resultou em 48 autuações, além da remoção de quatro carros e seis motos.

 

“Nós não queremos atrapalhar a diversão de ninguém, mas se faz necessário tomar as atitudes cabíveis para reduzirmos, cada vez mais, o número de mortes e internações no nosso estado”, disse o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes.

Continue Reading

Amazonas

MPAM abre procedimento para investigar uso inadequado de atestados médicos por servidores em maternidade de Manaus

Published

on

Maternidade Moura Tapajós — Foto: Divulgação

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), instaurou procedimento administrativo para acompanhar a investigação do possível uso inadequado de atestados médicos por servidores públicos que atuam na Maternidade Dr. Moura Tapajós (MMT), na Zona Oeste de Manaus. De acordo com a instituição o procedimento foi instaurado após denúncias anônimas.

Conforme o MPAM, obstetras plantonistas estariam orientando pacientes a buscar atendimento em outras unidades de saúde, em virtude da escassez de profissionais devido a frequência de afastamentos médicos de servidores concursados.

No entanto, esses servidores estariam supostamente atuando em cooperativas e hospitais particulares nos mesmos dias dos afastamentos ou em datas próximas. Tal conduta pode indicar uso indevido de atestados médicos, além de possível prática de falsidade ideológica.

De acordo 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP), foi solicitado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a que encaminhe a previsão para a conclusão do procedimento investigatório para possibilitar a instrução e o encerramento do procedimento administrativo.

A medida, assinada pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, tem como base os artigos 196 e 197 da Constituição Federal, que estabelecem a saúde como direito de todos e dever do Estado, sendo de competência do poder público dispor sobre sua regulamentação, fiscalização e controle.

Continue Reading

Amazonas

Ufam oferece mais de 1,9 mil vagas em cursos de graduação em Manaus e no interior; confira

Published

on

Sede da Ufam em Manaus — Foto: Andrezza Lifsitch/G1 M

A Universidade Federal do Amazonas lançou o Edital do Processo Seletivo Extramacro (PSE 2025), com 1.905 vagas, sendo 1.143 para as Unidades Acadêmicas de Manaus e 762 para as Unidades Acadêmicas do Interior do Estado do Amazonas. Veja abaixo as vagas e como se inscrever.

De acordo com a Ufam, as vagas para o interior são para as unidades localizadas nos Municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

São ofertadas oportunidades para 69 cursos da capital e 34 para os campi no interior do Amazonas, entre eles Psicologia, Ciência da Computação, Agronomia, Enfermagem, Estatística, Administração e Relações Públicas.

As inscrições vão estar abertas entre 13 de março a 4 de maio, na página da Comissão Permanente de Concursos (Compec).

Os candidatos podem participar do PSE 2025 nas modalidades:

  • Portadores de diploma de Curso Superior (PD) – é a forma de admissão de alunos egressos de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiros, para outro curso de graduação da Ufam na mesma área de conhecimento;
  • Reopção de Curso (RC) – consiste na movimentação acadêmica, dentro da Ufam, do aluno regular de um curso de graduação para outro na mesma área de conhecimento;
  • Transferência Facultativa Externa (TFE) – é a forma de admissão de alunos regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras, para o mesmo curso na Ufam; e
  • Transferência Facultativa Interna (TFI) – consiste na movimentação acadêmica do aluno regular de um curso de graduação da Ufam para o mesmo curso oferecido em outro campus da Ufam.

Para concorrer, é necessário conhecer as normativas da Instituição que tratam do PSE 2025: Resolução do CONSEPE/UFAM nº 047/2014, de 21/10/2014 e a Resolução do CONSUNI/UFAM nº 008/2015, de 15/05/2015, que disciplinam o processo.

Vagas

 

Serão oferecidas 1.905 vagas, sendo 1.143 para as Unidades Acadêmicas de Manaus e 762 para as Unidades Acadêmicas do Interior do Estado do Amazonas, localizadas nos Municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. As 1.905 vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Isenção

 

O PSE 2025 adotará duas modalidades de isenção do pagamento da taxa de inscrição:

Via CadÚnico

Terão direito à isenção, de acordo com o Art. 1º da Resolução nº 011/2022 – Consepe/Ufam e com o Art. 1º da Lei n° 13.656/2018, de 30/04/2018, item I, os candidatos que pertençam a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja igual ou inferior a meio salário-mínimo nacional.

Via Lei Nº 12.799/2013

Em conformidade com a Lei nº 12.799/2013, de 10/04/2013, será assegurada isenção do pagamento da taxa de inscrição neste processo seletivo ao candidato que comprovar cumulativamente:

  • Renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O pedido de isenção deverá ser realizado por meio do preenchimento de formulário eletrônico a ser disponibilizado no sistema de inscrições em concursos da Compec (PSConcursos), no endereço eletrônico https://pci.concursos.ufam.edu.br, também pela página inicial da Compec, no endereço https://compec.ufam.edu.br, de 24/02/2025, às 10h, com término às 17h do dia 25/02/2025.

Inscrições

 

As inscrições serão feitas somente via Internet através do sistema de inscrições em concursos PCI Concursos, no endereço eletrônico htps://pci concursos.ufam.edu.br, referenciado também pela página inicial da Compec, no endereço https://compec.ufam.edu.br, a partir das 10h de 13/03/25 até às 17h do dia 04/04/25. O valor da taxa de inscrição será de R$ 95,00 pago até o dia 04/04/25.

Provas

 

Os exames objetivos do PSE 2025 serão aplicados no dia 04/05/25.

  • Horário de abertura dos portões: às 7h (horário oficial de Manaus).
  • Horário de fechamento dos portões: às 8h (horário oficial de Manaus).
  • Horário de Aplicação das Provas: das 08h15 às 12h15.

 

Os exames do PSE 2025 terão a seguinte composição: Exame objetivo composto de 50 questões, valendo um ponto cada e com peso um.

A pontuação obtida pelos candidatos que realizarem os exames do PSE 2025 será arquivada na Comissão Permanente de Concursos. O candidato realizará apenas um dos seis exames listados no Quadro de Provas de acordo com a área do conhecimento do curso escolhido.

As provas serão presenciais e aplicadas somente nos seguintes municípios do estado do Amazonas: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins.

Resultado

 

O resultado final do certame deverá ser publicado no dia 13 de junho de 2025 na página da organizadora.

Continue Reading

Trending