Geral
Manaus ganha Praça dos Remédios revitalizada no aniversário de 356 anos
Published
1 semana agoon
Em comemoração aos 356 anos de Manaus, a Praça dos Remédios, no centro histórico, foi entregue totalmente revitalizada nesta sexta-feira (24). O espaço histórico ganhou novo paisagismo, melhorias na acessibilidade e a fiação elétrica foi transferida para o subsolo, modernizando a praça sem perder seu valor cultural.
Inaugurada em 1899 com pedras calcárias trazidas de Lisboa, a praça passou por sua última reforma em 2003 e, desde então, apresentava desgaste e insegurança.
Antes da revitalização, o local também abrigava moradores em situação de rua — atualmente, cerca de 2.423 pessoas vivem em situação de vulnerabilidade na área central, segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Para acolher essa população, a prefeitura anunciou a inauguração, ainda neste mês, de um novo Centro Pop nas proximidades da praça, que oferecerá refeições, atendimento médico e psicológico, banho e encaminhamento ao mercado de trabalho.
A requalificação do espaço incluiu a recuperação das pedras portuguesas, reforma dos 52 bancos de mármore, restauração dos oito pilares ornamentais, pintura do monumento central, implantação de rampas acessíveis e iluminação cênica. O paisagismo trouxe de volta os canteiros e duas oliveiras centenárias, símbolos de paz e resistência.
Uma das intervenções técnicas de destaque foi a instalação de uma estrutura metálica para sustentar uma árvore centenária, que corria risco de queda, preservando seu valor histórico e ambiental.
O evento de entrega reuniu autoridades, empresários, feirantes, trabalhadores informais e moradores da região, celebrando a reabertura de um dos espaços mais simbólicos de Manaus.
“Hoje, devolvemos à população um patrimônio requalificado e, acima de tudo, resgatamos a dignidade de pessoas em situação de rua, que passam a ter acolhimento e oportunidade”, afirmou o prefeito David Almeida.
Moradora do Centro desde a infância, a aposentada Maria de Fátima Dias, 83 anos, resumiu a emoção coletiva.
“Meu coração ficava partido ao ver a praça abandonada. Agora, Manaus está renascendo. É um sonho realizado”, disse.
Fonte: https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/v/s/g1.globo.com/google/amp/am/amazonas/noticia/2025/10/24/manaus-ganha-praca-dos-remedios-revitalizada-no-aniversario-de-356-anos.ghtml?amp_js_v=0.1&_gsa=1#webview=1&cap=swipe
You may like
Destaque
Caso Grande Vitória: julgamento de PMs acusados de matar jovens em Manaus é adiado pela segunda vez
Published
2 anos agoon
1 de fevereiro de 2024
Duas pessoas foram indiciadas pelas mortes dos quatro jovens encontradosdesacordados dentro de uma BMW em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, no dia 1º de janeiro. As vítimas morreram por asfixia apósinalação de monóxido de carbono, segundo laudo pericial. Uma falha mecânica, após customização no veículo em uma oficina de Goiás, levou o gás tóxico para dentro do carro, concluiu a Polícia Civil.
De acordo com a investigação, o proprietário de uma oficina de Aparecida de Goiânia/GO, de 35 anos, e um funcionário, de 48 anos, vão responder por quatro homicídios culposos, quando não há a intenção de matar, por imperícia.O inquérito foi enviado ao Ministério Público e Poder Judiciário.
“A investigação apontou que a peça que rompeu foi instalada em julho de 2023, e que o serviço foi realizado por um indivíduo sem qualquer formação técnica, e sob a supervisão e controle do proprietário do estabelecimento”, informou a polícia.
A defesa do proprietário e da oficina disse que ainda não foi informado sobre o indiciamento e que se manifestará após receber a notificação.
- Quem eram os jovens mortos por suspeita de intoxicação por monóxido de carbono
- O que ocorre no corpo após intoxicação por monóxido de carbono
- ASSISTA: Vídeo mostra conexão com cano de escape rompida de BMW
- Falha mecânica levou monóxido de carbono para dentro de carro
O laudo pericial havia indicado, segundo a Polícia Civil, que o monóxido de carbono vazou através da ruptura de uma peça,denominada downpipe. O gás entrou na cabine do veículo por meio do ar condicionado.
“Os peritos concluíram que a peça, a qual foi instalada em substituição ao catalisador do veículo, foi produzida e montada de forma precária e divergente dos padrões de qualidade do fabricante”, disse a polícia.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/r/p/zpYJeZRta5SKzqN7jBdQ/infografico-mostra-possivel-falha-em-escapamento.png)
Entenda o caso
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/c/B/brew4oTA6EFW2PlACGSA/bmw-corpos-achados-em-balneario-camboriu.jpeg)
Quatro pessoas foram encontradas desacordadas dentro de uma BMW estacionada na rodoviária de Balneário Camboriú na manhã de 1º de janeiro, segundo os bombeiros. As vítimas apresentavam paradas cardiorrespiratórias e recebiam atendimento de reanimação pelo Samu, quando os bombeiros chegaram. Ninguém resistiu.
Segundo o delegado Bruno Effori, que atendeu a ocorrência, a namorada de um dos jovens encontrou o grupo na rodoviária. Para ela, relataram tonturas, náuseas e mal estar.
À polícia, ela relatou que saiu de Minas Gerais de ônibus para encontrar o namorado e os amigos em Santa Catarina. Também de Minas Gerais, o grupo havia se mudado para a Grande Florianópolis há um mês. Eles esperariam por ela em Balneário Camboriú, para seguirem até a capital catarinense juntos.
Quando a jovem chegou, encontrou os quatro ocupantes relatando ânsia de vômito e tontura. Ela ficou, então, saindo e entrando do carro, esperando eles melhorarem, o que não aconteceu.
Quem eram as vítimas
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/n/0/WxAqnNRCWL18rCCW9izA/vitimas-mortas-intoxicacao-sc.jpeg)
Veja quem são as vítimas:
- Gustavo Pereira Silveira Elias , 24 anos.
- Karla Aparecida dos Santos, 19 anos.
- Nicolas Kovaleski, 16 anos.
- Tiago de Lima Ribeiro, 21 anos.
Eram de Paracatu, e Patos de Minas, Minas Gerais, mas moravam há um mês na Grande Florianópolis, com familiares.
Geral
Mais de 2 mil inscrições são realizadas nas primeiras horas para as creches da Prefeitura de Manaus
Published
2 anos agoon
19 de janeiro de 2024
Nas primeiras horas desta sexta-feira, 19/1, quando iniciaram as inscrições para as creches da Prefeitura de Manaus, foram registradas 2.536 mil inscrições. Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai disponibilizar 2.432 novas vagas para crianças de 1, 2 e 3 anos de idade. O processo deve ser feito pelo site https://inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br/ até quarta-feira, 24/1.
Para participar da inscrição, o interessado deve acessar o edital com as informações necessárias, que servirá para a seleção da vaga. O resultado estará disponível no dia 29 de janeiro, no próprio site onde foi realizada a inscrição ou no da Semed.
As regras para o cadastro seguem orientações da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e do Ministério Público do Amazonas do Estado do Amazonas (MP-AM). “Existe uma articulação entre a Semed, a Defensoria Pública e o Ministério Público, a fim de haja critérios de prioridades para que as vagas nas creches sejam preenchidas. Esses critérios vão desde inscrição no Cadastro Único, mãe com medida protetiva, mãe adolescente, entre outras e assim, sim, a pessoa responsável pela criança será contemplada com a vaga”, explicou o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar.
Com a inauguração de mais quatro creches, a Prefeitura de Manaus vai aumentar em 100% o número de atendimento e chegará a 10 mil crianças matriculadas nas creches.
Destaque
Começa trégua entre Israel e Hamas; grupo de reféns será solto nesta sexta-feira (24)
Published
2 anos agoon
24 de novembro de 2023
A trégua nos combates entre Hamas e Israel teve início às 2h desta sexta-feira (24), no horário de Brasília (7h, no horário local). A medida faz parte de um acordo para libertação de 50 reféns pelo grupo radical islâmico.
A primeira leva de pessoas que será solta terá 13 mulheres e crianças. Isso deve acontecer às 11h desta sexta, no horário de Brasília (16h, no horário local).
O acordo, aprovado na terça-feira (21), é o primeiro do tipo para libertação e para pausa no conflito desde o início da guerra, em 7 de outubro, sendo considerado um grande avanço diplomático.
Em contra-partida, Israel deve soltar prisoneiros palestinos de suas prisões. É esperado que 39 mulheres, adolescentes e crianças sejam libertados neste primeiro momento.
Além disso, os Estados Unidos e o exército israelense suspenderão o uso de drones enquanto a trégua acontecer.
Segundo pontuou o governo israelense, um dia de cessar-fogo poderá ser adicionado a cada 10 reféns soltos.
A trégua também permitirá a entrada de “um maior número de comboios humanitários e ajuda humanitária”, segundo comunicado. O Egito anunciou na quinta-feira (23) que 130 mil litros de diesel e quatro caminhões de gás serão entregues diariamente a Gaza durante o período, assim como 200 caminhões com “ajuda”.
O Hamas mantém 236 reféns na Faixa de Gaza, incluindo cidadãos estrangeiros de 26 países, de acordo com dados dos militares de Israel. Os cidadãos capturados representam uma vantagem do Hamas sobre Israel.
Mesmo que o grupo mantenha apenas uma fração do grupo que deteve em 7 de outubro, ainda manteria uma influência considerável sobre o país vizinho, que é conhecido por pagar um preço alto em negociações como essas.
Em 2011, Israel libertou mais de mil prisioneiros palestinos em troca de um único soldado, Gilad Shalit, que havia sido mantido refém por cinco anos.
Guerra continuará após trégua
Por mais que a trégua seja considerada um “passo importante”, conforme afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU), Israel afirmou que continuará suas ações militares contra a Faixa de Gaza após o fim do acordo.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou na quinta-feira (23) que a operação continuará “com força” e que os combates devem durar pelo menos mais dois meses.
“Esta será uma breve pausa. Quando terminar, os combates continuarão com força e criarão pressão que permitirá o retorno de mais reféns”, pontuou Gallant durante visita às tropas israelenses nesta quinta-feira (23).
“É esperada uma luta de pelo menos mais dois meses”, acrescentou.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) também disseram na quinta-feira que seus soldados localizaram um túnel dentro de uma mesquita, além de terem atingido um túnel em uma área agrícola em Beit Hanoun. Os agentes das FDI também teriam localizado “numerosas armas”.
Cerca de 12.700 pessoas foram mortas em Gaza desde 7 de outubro, segundo dados do Ministério da Saúde palestino na Cisjordânia, que se baseia em informações das autoridades de saúde geridas pelo Hamas.
2 de 12Facas utilizadas por integrantes do Hamas
Crédito: Reuters
3 de 12Diferentes tipos de explosivos
Crédito: Reuters
4 de 12Diferentes tipos de explosivos
Crédito: Reuters
5 de 12Militares israelenses explicam os efeitos de cada arma, em especial granadas termobáricas, usadas para incendiar quartos das casas. Explosão pode elevar temperatura do ambiente em 3.000 ºC
Crédito: Reuters
6 de 12Munição
Crédito: Reuters
7 de 12Munição
Crédito: Reuters
8 de 12Armas utilizadas pelo grupo radical islâmico Hamas no dia 7 de outubro, início da guerra com Israel
Crédito: Reuters
9 de 12Armas utilizadas pelo grupo radical islâmico Hamas no dia 7 de outubro, início da guerra com Israel
Crédito: Reuters
10 de 12Armas utilizadas pelo grupo radical islâmico Hamas no dia 7 de outubro, início da guerra com Israel
Crédito: Reuters
11 de 12Bandeira do Hamas
Crédito: Reuters
12 de 12Veículos destruídos encontrados no local utilizados por integrantes do Hamas
Crédito: Reuters


Manaus vira epicentro do crime organizado na Amazônia, aponta relatório internacional
Manaus ganha Praça dos Remédios revitalizada no aniversário de 356 anos
Casa Branca publica foto de Lula e Trump: ‘grande honra estar com o presidente do Brasil’
Vereador alerta pais sobre aplicativo Gacha Life que expõe crianças a conteúdos impróprios
Do profano ao sagrado: Simone ministra louvor na igreja de Leonardo Sale

Saiba quem é Monique Medeiros, presa pela morte do próprio filho, o menino Henry; ao depor, ela fez selfie na delegacia
Trending
Destaque4 anos agoVereador alerta pais sobre aplicativo Gacha Life que expõe crianças a conteúdos impróprios
Destaque4 anos agoDo profano ao sagrado: Simone ministra louvor na igreja de Leonardo Sale
Destaque5 anos agoSaiba quem é Monique Medeiros, presa pela morte do próprio filho, o menino Henry; ao depor, ela fez selfie na delegacia
Coronavírus4 anos agoO que se sabe sobre vacinação de crianças e adolescentes
Destaque5 anos ago‘Manaus está preparada para enfrentar uma cheia de até 30 metros’, afirma prefeito David Almeida
Destaque4 anos agoFlordelis revela renda de R$ 100 mil como cantora gospel e contradiz próprio relato de que precisava de doações
Amazonas5 anos agoMedicina indígena indica chás e xaropes caseiros contra Covid-19
Amazonas4 anos agoCovid-19: indígenas venezuelanos recebem vacina em Boa Vista
