Connect with us

Destaque

Visa Manaus apreende 50 toneladas de goma de tapioca e interdita indústria ilegal na zona Leste

Published

on

Foto – Divulgação/Visa Manaus/Semsa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, na tarde de quinta-feira, 22/5, uma fiscalização em uma indústria ilegal de fabricação de goma de tapioca, na zona Leste da cidade, que resultou na apreensão de quase 50 toneladas do alimento e na interdição do estabelecimento. A ação teve o apoio de policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Os fiscais da gerência de Vigilância de Alimentos atenderam a uma denúncia encaminhada à Ouvidoria da Visa Manaus, informando sobre possíveis irregularidades sanitárias no local. Ao chegar à indústria, eles se depararam com uma operação de fabricação de goma de tapioca em condições bastante precárias: equipamentos sem higiene, sacas do alimento acondicionadas de forma irregular, e livre circulação de animais como cães, gatos e galinhas nas dependências do estabelecimento.

“A produção de alimentos naquele local infringe várias práticas de segurança sanitária e coloca a população manauara em risco, razão pela qual a Visa Manaus imediatamente apreendeu, tanto a matéria-prima utilizada para a produção da goma quanto o próprio produto já pronto em depósito (quando o produto é trancado no próprio local onde foi encontrado, em razão da grande quantidade), até que seja possível transportá-lo integralmente para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM-010. A indústria também foi interditada”, explicou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão Coelho.

Pelas infrações, os responsáveis pela indústria ilegal irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37, sem prejuízo das outras sanções cabíveis.

“A ação de hoje ressalta o compromisso da Prefeitura de Manaus com a eliminação de riscos sanitários à população da nossa cidade. Agradecemos e incentivamos o apoio dos cidadãos, que são parte essencial nesse processo ao denunciarem situações como a de hoje”, afirmou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

— — —

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Trump ordena envio de tropas para Portland, governada por democrata, e fala em ‘uso de força total’

Published

on

Manifestantes dançam durante um ato contra o governo Trump na sede de um prédio da agência de imigração (ICE) em Portland, nos EUA, em 1º de setembro de 2025. — Foto: John Rudoff/ Reuters

Mais uma cidade virou alvo de intervenção federal do governo de Donald Trump. O alvo desta vez é Portland, capital de Oregon, onde moradores tem protestado contra as detenções de imigrantes em situação irregular.

Trump anunciou neste sábado (24) que instruiu o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, a enviar tropas à cidade, que, segundo ele, está“devastada pela guerra”, em referência aos atos contra agentes de imigração. O presidente norte-americano recomendou uso de “força total”, caso seja necessário.

“A pedido da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estou instruindo o secretário de Guerra, Pete Hegseth, a fornecer todas as tropas necessárias para proteger Portland, devastada pela guerra, e qualquer uma de nossas instalações do ICE sitiadas contra ataques da Antifa e outros terroristas domésticos”, disse Trump em uma publicação em sua plataforma Truth Social.

 

Trump disse que a decisão é necessária para proteger as instalações do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês), o órgão que tem detido imigrantes em situação irregular por todo o país.

Desde meados deste ano, o presidente norte-americano tem enviado tropas nacionais a cidades como Los Angeles, Memphis e até a capital Washington, alegando estar restaurando a segurança — todas as cidades, incluindo Portland, são governadas por democratas, partido opositor ao republicano Trump.

As instalações do ICE em Portland têm sido alvo de manifestações frequentes, às vezes levando a confrontos violentos. Alguns agentes federais ficaram feridos e vários manifestantes foram acusados ​​de agressão. Quando os manifestantes ergueram uma guilhotina no início deste mês, o Departamento de Segurança Interna descreveu a ação como “comportamento descontrolado”.

Trump, em comentários na quinta-feira no Salão Oval, sugeriu que algum tipo de operação estava em andamento.

“Vamos sair e fazer um grande ato contra essas pessoas em Portland”, disse ele, descrevendo-as como “agitadores e anarquistas profissionais”.

No início de setembro, Trump descreveu viver em Portland como “viver no inferno” e disse que estava considerando enviar tropas federais, como recentemente ameaçou fazer para combater o crime em outras cidades, incluindo Chicago e Baltimore .

“Como outros prefeitos em todo o país, não pedi – e não preciso – de intervenção federal”, disse o prefeito de Portland, Keith Wilson, em um comunicado após a ameaça de Trump. Wilson afirmou que sua cidade protegeu a liberdade de expressão enquanto “abordava a violência ocasional e a destruição de propriedade”.

Ainda não havia informações sobre quando os agentes serão enviados a Portland até a última atualização desta reportagem.

Continue Reading

Destaque

‘Missão Plano Perfeito’ é apresentada no Ceti Cinthia Regia, na Zona Leste de Manaus

Published

on

Peça teatral é realizada por coletivo de artistas do Plano Perfeito, que tem a missão de democratizar o acesso à cultura

A peça teatral “Missão Plano Perfeito” será apresentada, na tarde desta sexta-feira (26), no Ceti Cinthia Regia Gomes do Livramento, no Nova Vitória, na Zona Leste de Manaus.

A programação é realizada pelo coletivo de artistas Plano Perfeito, que prevê a ampliação do acesso à cultura de pelo menos 600 escolares da periferia de capital.

O projeto vai realizar a apresentação de peças teatrais com temáticas educativas, ofertar oficinas de formação artística e rodas de diálogos com profissionais da cultura e professores, como explicou a produtora cultural, Márcia Vargas.

“A ideia é promover a integração entre o teatro e a educação, utilizando o teatro como ferramenta de aprendizado sobre questões sociais, ambientais e de cidadania aos estudantes da periferia de Manaus”, destacou Márcia.

Conforme a organização, serão realizadas duas apresentações da peça “Missão Plano Perfeito”, rodas de diálogos sobre o fazer artístico e temas abordados no espetáculo, além de quatro oficinas de iniciação teatral para alunos da rede pública de ensino.

Os participantes serão estimulados a montarem e apresentarem esquetes teatrais desenvolvidas no âmbito das oficinas. Eles também irão receber certificação pela participação na ação formativa.

Ainda segundo Márcia, o projeto abre caminhos para que os alunos da periferia tenham novas oportunidades.

“Eu acredito que iniciativas assim transformam vidas, porque promovem inclusão, cidadania e fortalecem a comunidade. Além de ser um investimento no futuro, também protege o presente quando possibilitamos à criança e ao adolescente o acesso ao teatro e a outras atividades culturais, pois eles encontram um espaço de pertencimento e criatividade, e isso afasta do risco da criminalidade e ajuda também a construir uma sociedade mais segura”, finalizou.

O projeto é realizado com recursos do edital de chamamento público nº 07/2024- Fomento à execução de ações culturais de teatro SEC AM – PNAB Amazonas.

Sinopse da peça

Na imensidão de uma floresta mágica, onde a natureza respira poesia e cada ser tem uma história para contar, um grupo de escoteiras e o atrapalhado Tomilho recebem uma missão especial: proteger o planeta e mostrar que cada atitude pode transformar o futuro. Em uma jornada divertida e emocionante, eles enfrentam desafios que vão além do cuidado ambiental aprendendo sobre respeito, cidadania, combate ao bullying, valorização da vida e convivência em sociedade. Com muita música original, dança, humor e interatividade, o espetáculo aproxima crianças e jovens de questões essenciais de forma lúdica e envolvente. Missão Plano Perfeito é um convite à imaginação e à ação: uma aventura que une arte, educação e consciência coletiva para lembrar que todos podemos ser protagonistas de um mundo melhor.

Ficha técnica
Gestora cultural e professora: Márcia Vargas
Assistente de produção e atriz: Ewelynn Gabrielle
Atores: Alexandre Ramos, Eyshila Albuquerque e Marcos Augusto
Figurinos: Maria Vargas
Fotógrafo: Lucas Emanuel
Social Media: Fabrynny Kellen
Intérprete de Libras: Adriana Félix
Apoio técnico: Vinicius Santana
Assessor de comunicação: Francisco Santos

Serviço:
Apresentação “Missão Plano Perfeito”
Quando: sexta-feira (26)
Horário: 13h
Onde: Ceti Cinthia Regina, 129, R. Q, 1, Nova Vitória

Continue Reading

Business

Prefeito David Almeida anuncia simulado do sistema de alerta da Defesa Civil em Manaus

Published

on

Prefeito David Almeida com titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira, e o secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, coronel Lima Júnior, durante anúncio da realização de um simulado do novo sistema de alerta da Defesa Civil

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta sexta-feira, 19/9, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira, e o secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, coronel Lima Júnior, para anunciar a realização de um simulado do novo sistema de alerta da Defesa Civil. A iniciativa acontece neste sábado, 20/9, às 14h10, e faz parte da preparação para a implantação da ferramenta em Manaus, em parceria com o governo federal.

Durante o anúncio, o prefeito destacou que o objetivo é preparar a população para situações de risco. “Fiquem atentos a este alerta de testes da Defesa Civil. Amanhã, dia 20 de setembro, às 14h10, você que mora na cidade de Manaus vai receber um alerta e o seu celular também pode vibrar. Não entrem em pânico, fiquem tranquilos. Esse é o primeiro teste dessa ferramenta que iremos utilizar nos próximos eventos climáticos na cidade”, afirmou David Almeida.

O secretário da Semseg, Alberto Siqueira, reforçou a importância da parceria e do engajamento da população. “Esse simulado é fundamental para que todos compreendam como o sistema funciona e estejam preparados, quando for necessário. A tecnologia é uma aliada da segurança pública e da proteção da vida”, disse.

O coronel Lima Júnior explicou que Manaus será a primeira capital da região Norte a utilizar o recurso, já implantado em outras regiões do País. “É uma ferramenta do governo federal que chega agora à região Norte. Independente de cadastro, todo celular com tecnologia 4G ou 5G receberá o alerta sonoro em casos extremos. Neste sábado, dia 20, às 14h10, será feito o primeiro teste. Não há motivo para pânico, trata-se de uma simulação para que possamos atuar com mais eficiência e eficácia no futuro”, destacou.

A simulação dará início à implantação do “Defesa Civil Alerta”, ferramenta gratuita e automática que enviará mensagens diretamente aos celulares de quem estiver em áreas de risco, fortalecendo as ações de prevenção e resposta a desastres naturais na capital.

— — —-

Fotos – João Viana/Semcom-Prefeito

Continue Reading

Trending